A Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFCG em Sumé é ofertada como segunda licenciatura com 35 vagas pelo PARFOR. Todos os procedimentos inerentes ao processo seletivo serão realizados de forma presencial. O público prioritário são os professores quilombola ou que atuem em escolas que recebem estudantes oriundos de Comunidades Quilombolas. Atendendo ao disposto no Edital CAPES PARFOR EQUIDADE nº 23/2023 serão ofertadas vagas com possibilidade de recebimento de bolsa pelo cursista, sendo uma (01) bolsa mensal no valor de R$700,00 (setecentos reais) a ser paga pela CAPES diretamente aos alunos matriculados e selecionados para Bolsa, conforme Lista de Classificação. As aulas ocorrerão nos dois primeiros meses na Universidade campus Sumé, sempre às sextas e sábados. Já no terceiro mês as atividades serão nas comunidades. As inscrições para participação no Processo Seletivo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica -PARFOR EQUIDADE serão efetuadas exclusivamente pela internet (acesse aqui), e o prazo para inscrição dos CANDIDATOS no período de 14 de outubro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 31 de outubro de2024, observado o horário oficial de Brasília-DF. Poderão participar nos cursos ofertados por meio deste edital os professores da rede pública de educação básica, das redes de formação por alternância, e o público de demanda social (cota) que:I - Tiverem currículo cadastrado na Plataforma Freire (https://freire.capes.gov.br/);II - Possuírem diploma de Licenciatura em qualquer área do conhecimento;III - Ser Docente lotado em Escola Quilombola ou Escolas que recebam crianças, jovens e adultos de comunidades quilombolas, com vínculo com Secretaria Municipal ou Estadual de Educação;IV - Apresentarem comprovação específica: de acordo com a legislação vigente, caso sejam indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, sindicatos e/ou cooperativas e/ou associações de produtores rurais, pessoas surdas ou público-alvo da educação especial (conforme modelo anexo);V -Ser Educador popular ou quilombola com diploma de Licenciaturas em qualquer área do conhecimento que atua em ações educacionais em entidades, movimentos e/ou grupos sociais: apresentar declaração de indicação do responsável pelo grupo ao qual está vinculado; e Profissional da agricultura familiar: que comprove sua atuaçãoprofissional no campo e comunidade quilombolas ou junto a extensão rural em organizações da agricultura familiar, assentamentos ou acampamentos da reforma agrária. O processo seletivo para provimento de vagas no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (PARFOR-EQUIDADE) compreenderá 03 etapas: I - Etapa 1: Submissão da documentação;II - Etapa 2: Avaliação da Carta de Intenção/Motivação pela Comissão de Seleção;III - Etapa 3: Prova de Habilidade Específica.
Estão abertas, até o dia 18 de outubro de 2024, as inscrições para o Processo Seletivo Classificatório para Ingresso de Estudantes nas 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio 2025 da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A inscrição, deve ser realizada de forma online, custa R$ 75 e o período para solicitação da taxa de isenção vai até o dia 13 deste mês. O número de vagas para as três séries será divulgado até o dia 16 de dezembro. Faça aqui sua inscrição. Processo Seletivo O processo seletivo será realizado por Prova Objetiva, a ser aplicada no dia 24 de novembro de 2024, das 9 h às 12h, na cidade de Cajazeiras. Para a 1ª série, a Prova Objetiva constará de 50 questões, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Já para ingresso na 2ª ou 3ª série, a Prova Objetiva constará de 50 questões divididas entre Língua Portuguesa e Matemática. O resultado final, após recursos, será divulgado até o dia 5 de dezembro 2024. Matrícula, Chamadas e Aulas A matrícula dos classificados na chamada regular ocorrerá nos dias 8 e 9 de janeiro de 2025. Caso haja vagas remanescentes, estão previstas até três chamadas da Lista de Espera (programadas para os dias 9, 11 e 16 de janeiro de 2025). As aulas começarão no dia 3 de fevereiro de 2025. Confira o edital com todas as informações sobre a seleção.
Estão abertas, até o dia 27 de setembro de 2024, as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade Residência Médica Veterinária, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos.Podem se inscrever Médicos Veterinários graduados e estudantes de Medicina Veterinária de Instituição de Ensino reconhecida ou autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), que concluam o curso até o dia 15 de fevereiro de 2025. O Programa tem duração de dois anos.No total, são ofertadas 11 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas: Anestesiologia Veterinária (2), Cirurgia de Pequenos Animais (1), Clínica de Pequenos Animais (3), Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (2), Diagnóstico por Imagem (1), Patologia Animal (1) e Patologia Clínica Veterinária (1). O valor da bolsa é de R$ 4.106,09.As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico, no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A taxa custa R$ 200,00. As solicitações de isenção de taxa podem ser feitas até o dia 9 de setembro de 2024.O Programa de Residência Médica Veterinária terá início em março de 2025, no Hospital Veterinário da UFCG, campus Patos.Acesse aqui o edital e todas as publicações referentes ao Processo Seletivo.
Foi divulgado nesta quarta-feira , dia 04 de setembro, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Edital do Vestibular de Música 2024.2. A inscrições para o Vestibular de Música 2024.2 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) poderão ser realizadas até dia 27 de setembro de 2024, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Confira aqui o formulário São oferecidas 40(quarenta) vagas, sendo 30 (trinta) para Licenciatura e 10 (dez) para Bacharelado, distribuídas entre ampla concorrência e cotas. A taxa de inscrição custa R$ 30, sendo que o prazo para pedidos de isenção encerra no dia 11 de setembro de 2024. Os candidato serão selecionados através da análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente e Teste de Habilidade Específica em Música (THE), que será realizado em duas etapas: provas escrita e prática. As provas serão realizadas entre os dias 21 e 23 de outubro de 2024. A primeira chamada será realizada no dia 05 de novembro de 2024 e o cadastramento ocorrerá em data a ser divulgada. Confira aqui o Edital.
Foi divulgada nesta quarta-feira , dia 04 de setembro, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a 8ª Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Confira aqui a 8ª Chamada. Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga. Cadastramento Os candidatos convocados nesta 8ª Chamada deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir desta quarta-feira, dia 04, até 10 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A relação de documentos exigidos para o cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Edital Nº 46/PRE/2024. O candidato que não enviar a documentação exigida no prazo estipulado perderá o direito à vaga na UFCG. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos até o dia 13 de setembro de 2024. No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, a documentação retificada para que se efetue o cadastramento. O envio desta documentação deverá ser feito para o e-mail da coordenação do curso. Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) da UFCG encaminhará e-mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema. Em caso de dificuldades no envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), descrevendo o problema a ser reportado. O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso até dia 16 de setembro de 2024, por meio do Sistema Eletrônico de Recursos. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 17 de setembro de 2024, no próprio Sistema Eletrônico de Recursos. O cadastramento dos candidatos, após análise dos recursos, será feito no dia 18 de setembro 2024. Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e a documentação, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. Comissões de Validação PPI e PCD Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI), além do cadastramento, também deverão apresentar presencialmente a documentação comprobatória especificada em cada cota às comissões de Validação de Autodeclaração. O procedimento não se restringe à entrega da documentação exigida, mas também análise e entrevista, feitas pela Comissão de Validação, para verificar se o candidato realmente corresponde às características fenotípicas exigidas. O não comparecimento ou indeferimento pelas comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato. As datas, locais de apresentação, documentação exigida por cota e procedimentos estão detalhados no Edital de Convocação Nº 47/PRE/2024 publicado pela Comprov. Candidatos que se inscreveram para vagas reservadas pela Lei de Cotas mas que, devido à pontuação, foram remanejados para a modalidade Ampla Concorrência, não precisarão se submeter à Validação de Autodeclaração. O resultado da atividade das comissões será divulgado na página eletrônica da Comprov. Matrícula em disciplinas e início das aulas do Período 2024.2 Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. A matrícula dos ingressantes do SiSU 2024.2 acontecerá no em período a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino no Calendário Acadêmico 2024.2. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. O procedimento é obrigatório e sua não realização implica na desvinculação da UFCG, caracterizando abandono de curso.
Foi divulgada nesta quarta-feira , dia 04 de setembro, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o resultado do Processo Seletivo Expectativa de Vagas 2024.2. Confira aqui o resultado do Processo Seletivo Expectativa de Vagas 2024.2 Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga. Cadastramento Os candidatos convocados do Processo Seletivo Expectativa de Vagas 2024.2 deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir desta quarta-feira, dia 04, até 12 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A relação de documentos exigidos para o cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Edital Nº 35/PRE/2024. O candidato que não enviar a documentação exigida no prazo estipulado perderá o direito à vaga na UFCG. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos até o dia 13 de setembro de 2024. No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição), em tempo hábil, a documentação retificada para que se efetue o cadastramento. O envio desta documentação deverá ser feito para o e-mail da coordenação do curso. Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) da UFCG encaminhará e-mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema. Em caso de dificuldades no envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), descrevendo o problema a ser reportado. O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso até dia 16 de setembro de 2024, por meio do Sistema Eletrônico de Recursos. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 17 de setembro de 2024, no próprio Sistema Eletrônico de Recursos. O cadastramento dos candidatos, após análise dos recursos, será feito no dia 18 de setembro 2024. Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e a documentação, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. Comissões de Validação PPI e PCD Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI), além do cadastramento, também deverão apresentar presencialmente a documentação comprobatória especificada em cada cota às comissões de Validação de Autodeclaração. O procedimento não se restringe à entrega da documentação exigida, mas também análise e entrevista, feitas pela Comissão de Validação, para verificar se o candidato realmente corresponde às características fenotípicas exigidas. O não comparecimento ou indeferimento pelas comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato. As datas, locais de apresentação, documentação exigida por cota e procedimentos serão detalhados no Edital de Convocação a ser publicado pela Comprov. Candidatos que se inscreveram para vagas reservadas pela Lei de Cotas mas que, devido à pontuação, foram remanejados para a modalidade Ampla Concorrência, não precisarão se submeter à Validação de Autodeclaração. O resultado da atividade das comissões será divulgado na página eletrônica da Comprov. Matrícula em disciplinas e início das aulas do Período 2024.2 Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. A matrícula dos ingressantes 2024.2 acontecerá no em período a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino no Calendário Acadêmico 2024.2. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. O procedimento é obrigatório e sua não realização implica na desvinculação da UFCG, caracterizando abandono de curso.
Foi divulgada nesta sexta, dia 23 de agosto, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a 7ª Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Confira aqui a 7ª Chamada. Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga. Cadastramento Os candidatos convocados nesta 7ª Chamada deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir desta sexta-feira, dia 23, até 28 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A relação de documentos exigidos para o cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Edital Nº 42/PRE/2024. O candidato que não enviar a documentação exigida no prazo estipulado perderá o direito à vaga na UFCG. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos até o dia 29 de agosto de 2024. No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, a documentação retificada para que se efetue o cadastramento. O envio desta documentação deverá ser feito para o e-mail da coordenação do curso. Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) da UFCG encaminhará e-mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema. Em caso de dificuldades no envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), descrevendo o problema a ser reportado. O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso até dia 02 de setembro de 2024, por meio do Sistema Eletrônico de Recursos. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 03 de setembro de 2024, no próprio Sistema Eletrônico de Recursos. O cadastramento dos candidatos, após análise dos recursos, será feito no dia 04 de setembro 2024. Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e a documentação, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. Comissões de Validação PPI e PCD Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI), além do cadastramento, também deverão apresentar presencialmente a documentação comprobatória especificada em cada cota às comissões de Validação de Autodeclaração. O procedimento não se restringe à entrega da documentação exigida, mas também análise e entrevista, feitas pela Comissão de Validação, para verificar se o candidato realmente corresponde às características fenotípicas exigidas. O não comparecimento ou indeferimento pelas comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato. As datas, locais de apresentação, documentação exigida por cota e procedimentos estão detalhados no Edital de Convocação Nº 43/PRE/2024 publicado pela Comprov. Candidatos que se inscreveram para vagas reservadas pela Lei de Cotas mas que, devido à pontuação, foram remanejados para a modalidade Ampla Concorrência, não precisarão se submeter à Validação de Autodeclaração. O resultado da atividade das comissões será divulgado na página eletrônica da Comprov. Matrícula em disciplinas e início das aulas do Período 2024.2 Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. A matrícula dos ingressantes do SiSU 2024.2 acontecerá no em período a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino no Calendário Acadêmico 2024.2. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. O procedimento é obrigatório e sua não realização implica na desvinculação da UFCG, caracterizando abandono de curso. Chamadas da Lista de Espera Estão previstas até oito chamadas da Lista de Espera do SiSU 2024, se houver vagas. Para cada uma das chamadas, será publicado um edital específico.
Foi divulgada nesta quarta-feira, dia 07 de agosto, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a 6ª Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Confira aqui a 6ª Chamada. Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga. Cadastramento Os candidatos convocados nesta 6ª Chamada deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir desta quarta-feira, dia 07, até 15 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A relação de documentos exigidos para o cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Edital Nº 40/PRE/2024. O candidato que não enviar a documentação exigida no prazo estipulado perderá o direito à vaga na UFCG. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos até o dia 19 de agosto de 2024. No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, a documentação retificada para que se efetue o cadastramento. O envio desta documentação deverá ser feito para o e-mail da coordenação do curso. Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) da UFCG encaminhará e-mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema. Em caso de dificuldades no envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), descrevendo o problema a ser reportado. O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso no dia 20 de agosto de 2024, por meio do Sistema Eletrônico de Recursos. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 21 de agosto de 2024, no próprio Sistema Eletrônico de Recursos. O cadastramento dos candidatos, após análise dos recursos, será feito no dia 22 de agosto 2024. Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e a documentação, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. Comissões de Validação PPI e PCD Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI), além do cadastramento, também deverão apresentar presencialmente a documentação comprobatória especificada em cada cota às comissões de Validação de Autodeclaração. O procedimento não se restringe à entrega da documentação exigida, mas também análise e entrevista, feitas pela Comissão de Validação, para verificar se o candidato realmente corresponde às características fenotípicas exigidas. O não comparecimento ou indeferimento pelas comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato. As datas, locais de apresentação, documentação exigida por cota e procedimentos estão detalhados no Edital de Convocação Nº 40/PRE/2024 publicado pela Comprov. Candidatos que se inscreveram para vagas reservadas pela Lei de Cotas mas que, devido à pontuação, foram remanejados para a modalidade Ampla Concorrência, não precisarão se submeter à Validação de Autodeclaração. O resultado da atividade das comissões será divulgado na página eletrônica da Comprov. Matrícula em disciplinas e início das aulas do Período 2024.2 Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. A matrícula dos ingressantes do SiSU 2024.2 acontecerá no em período a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino no Calendário Acadêmico 2024.2. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. O procedimento é obrigatório e sua não realização implica na desvinculação da UFCG, caracterizando abandono de curso. Chamadas da Lista de Espera Estão previstas até oito chamadas da Lista de Espera do SiSU 2024, se houver vagas. Para cada uma das chamadas, será publicado um edital específico.
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou, nesta quarta-feira, dia 17, paralelamente ao processo Lista de Espera do SiSU 2024, o edital do Processo Seletivo de Expectativa de Vagas - PSEV 2024.2 (Cadastro de Reserva), destinado ao preenchimento de possíveis vagas remanescentes para ingresso em cursos presenciais de graduação da instituição no Período Letivo 2024.2. Candidatos que não foram aprovados em outros processos seletivos também podem participar do PSEV, uma vez que são processos seletivos independentes. As inscrições seguem até o dia 30 de agosto, por meio do formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). Podem participar candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das cinco últimas edições (de 2019 a 2023), obtiveram média aritmética igual ou acima de 400 pontos nas matérias que compõem o Enem e não tiraram nota igual a zero na redação. A divulgação do quantitativo de vagas para a 1ª Chamada, bem como o resultado da aprovação e classificação dos candidatos, será realizada no dia 04 de setembro. O prazo para encaminhamento online da documentação digitalizada necessária para o cadastramento acontecerá de 04 de setembro a 12 de setemrbo. O cadastramento (registro acadêmico) dos classificados na chamada será feito pelas coordenações de curso, de 04 de setembro a 13 de setembro. Candidatos cotistas pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcD) deverão se apresentar às Comissões de Validação no dia 10 de setemrbo, conforme edital complementar de convocação, a ser publicado no site da Comprov. Os cursos de graduação que serão ofertados para os candidatos optarem em participar do PSEV 2024.2 estão listados no edital. A aprovação no processo seletivo não assegura o acesso às vagas na UFCG, uma vez que a seleção é destinada à formação de cadastro de reserva. O edital completo do PSEV 2024.2, bem como todas as publicações do processo seletivo, estão disponíveis na página da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). Matrícula em disciplinas e início das aulas do Período 2024.2 Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. A matrícula dos ingressantes 2024.2 acontecerá em período a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino quando da divulgação do calendário acadêmico 2024.2. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. O procedimento é obrigatório e sua não realização implica na desvinculação da UFCG, caracterizando abandono de curso Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. Dúvidas Esclarecimentos sobre o edital devem ser tirados com a Secretaria da Comprov, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no número (83) 2101.1600, ou pelo e-mail secretaria@comprov.ufcg.edu.br.
Foi divulgada nesta quarta-feira, dia 17 de julho, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a 5ª Chamada da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Confira aqui a 5ª Chamada. Para efetivar a vaga na UFCG, o candidato convocado deve realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento (registro acadêmico) e matrícula. O cadastramento é o procedimento realizado logo após a publicação das chamadas, por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define, no início de cada período letivo, as disciplinas que irá cursar. O candidato que não realizar o cadastramento e a matrícula em disciplinas perderá a vaga. Cadastramento Os candidatos convocados nesta 5ª Chamada deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) a partir desta quarta-feira, dia 17, até 25 de julho, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). A relação de documentos exigidos para o cadastramento, por modalidade de concorrência, está disposta no Edital Nº 34/PRE/2024. O candidato que não enviar a documentação exigida no prazo estipulado perderá o direito à vaga na UFCG. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos até o dia 26 de julho. No caso de documentação irregular, a coordenação do curso solicitará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU), em tempo hábil, a documentação retificada para que se efetue o cadastramento. O envio desta documentação deverá ser feito para o e-mail da coordenação do curso. Realizado o cadastramento, o Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO) da UFCG encaminhará e-mail de confirmação, com o número de registro do aluno no sistema. Em caso de dificuldades no envio da documentação, o candidato deve enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), descrevendo o problema a ser reportado. O candidato que não tiver seu cadastramento realizado poderá interpor recurso no dia 29 de julho, por meio do Sistema Eletrônico de Recursos. Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 30 de julho, no próprio Sistema Eletrônico de Recursos. O cadastramento dos candidatos, após análise dos recursos, será feito no dia 31 de julho. Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e a documentação, o candidato deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. Comissões de Validação PPI e PCD Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) ou pessoa Preta, Parda ou Indígena (PPI), além do cadastramento, também deverão apresentar presencialmente a documentação comprobatória especificada em cada cota às comissões de Validação de Autodeclaração. O procedimento não se restringe à entrega da documentação exigida, mas também análise e entrevista, feitas pela Comissão de Validação, para verificar se o candidato realmente corresponde às características fenotípicas exigidas. O não comparecimento ou indeferimento pelas comissões de Validação PPI e/ou PcD implicará na eliminação do candidato. As datas, locais de apresentação, documentação exigida por cota e procedimentos serão detalhados em Edital de Convocação a ser publicado pela Comprov. Candidatos que se inscreveram para vagas reservadas pela Lei de Cotas mas que, devido à pontuação, foram remanejados para a modalidade Ampla Concorrência, não precisarão se submeter à Validação de Autodeclaração. O resultado da atividade das comissões será divulgado na página eletrônica da Comprov. Matrícula em disciplinas e início das aulas do Período 2024.2 Por conta da pandemia de Covid-19, os calendários acadêmicos na UFCG sofreram atrasos e estão sendo ajustados desde 2020. A matrícula dos ingressantes do SiSU 2024.2 acontecerá no em período a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino no Calendário Acadêmico 2024.2. O procedimento será realizado presencialmente, em alguns cursos, ou online, em outros. O estudante deverá entrar em contato com a coordenação de seu curso para orientações. Acesse aqui os contatos dos cursos de graduação. O procedimento é obrigatório e sua não realização implica na desvinculação da UFCG, caracterizando abandono de curso. Chamadas da Lista de Espera Estão previstas até oito chamadas da Lista de Espera do SiSU 2024, se houver vagas. Para cada uma das chamadas, será publicado um edital específico.